Associação Mestre Bimba





Criada em 1999, por Luís Lopes Machado, filho caçula de Mestre Bimba, a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mestre Bimba, tem como objetivo preservar o legado de Mestre Bimba, promover a valorização e difusão da cultura afro-brasileira. E assim, atua no ensino e apresentações de Capoeira Regional; Produção de espetáculos, atividades culturais e religiosas afro-brasileiras, como o afoxé, o samba-de-roda e ações de defesa dos direitos, promoção da justiça socioambiental e luta antirracista.  


Eixos de Atuação e Projetos 

Amplificação, valorização e difusão da cultura afro-brasileira, memória e patrimônio material\imaterial 


Coordena o grupo Cultural Afoxe Omo Ode onde promove a difusão do Afoxé e de suas manifestações, da musicalidade, da dança, da estética e da religiosidade de matriz africana no estado de Goiás, atendendo aos mais diversos convites de apresentação artístico\cultural e parcerias dentro ou fora do Estado.

  • Projeto - Caminhada em Homenagem aos Mestres e Mestras da Tradição Afro-brasileira, que neste ano completa sua 13ª realização. A realização das edições da Caminhada em Homenagem aos Mestres e Mestras da Tradição Afro-brasileira consolidam-se como um ambiente de valorização, preservação do patrimônio material e imaterial das culturas de matriz africana. O evento homenageia grandes nomes da cultura afro-brasileira que habitam nossa memória coletiva e fazem parte da história da cidade de Goiânia e do estado de Goiás e, ainda, se apresenta como palco de um encontro de pessoas que compartilham um mesmo legado cultural.                                          
  •  Projeto - Chamada dos Tambores, realização de 3 edições, promove a amplificação da economia criativa e a promoção das culturas negras, propõe encontro de representantes de diversas culturas tradicionais e urbanas existentes no estado de Goiás (grupos de capoeira, congada, catupê, congo e Moçambique, bandas afro, afoxés, grupos tradicionais quilombolas, povos de terreiro, grupos de samba, cultura LGBTQA+, hip hop, djs, mc’s, rap), buscando destacar a importância das culturas e tradições afro-brasileira, principalmente com relação à musicalidades.                                                                                                                        

  • Projeto - Deusas Negras, ano 2012, é uma homenagem à força e a capacidade de resistência das mulheres, em especial as mulheres negras, que durante toda a História enfrentaram a escravidão, o machismo e o preconceito, essa atividade destaca vários elementos da cultura afro-brasileira, como ritmos, cantos, ritos e cores, a exuberância e principalmente, a postura altiva de três importantes iabás (divindades femininas do candomblé): Oxum, Iansã e Iemanjá.                                                                                                

  • Projeto - Mães Negras, ano 2012, “II Prêmio Expressões da Cultura Afro-Brasileira”. O espetáculo envolve ritmos e coreografias da capoeira e do afoxé juntamente com a metodologia do Teatro das Oprimidas. O roteiro foi construído a partir de histórias reais recolhidas do cotidiano das participantes, dentro de um modelo de dramaturgia, o Teatro-Fórum, que permite o debate e a intervenção do público em cena, criando e re-criando várias soluções para o conflito encenado, proporcionando um grande momento de troca entre atrizes provenientes da comunidade local e os mais diversificados públicos.Coordenação e idealizadora do projeto: Carolina Santos.        

    • Legado de Mestre Bimba- Promoção e difusão da Capoeira Regional  -Cursos, palestras, e workshops, batizados, entregas de faixas e lenços, aulas de percussão, berimbau e pandeiro; no Brasil e Exterior.                                                                


    Associação Mestre Bimba juntamente com o Yle Axé Oju Ode, promove ações na defesa dos direitos e valorização da cultura afro-brasileira


    Sobre o Yle Axé Oju Ode 
    A comunidade de terreiro Ylê Axé Oju Ode, desde de 2013 é dirigido pela Yalorixá Maria Socorro Alves Rodrigues e pelo Ogan Luis Lopes Machado, que juntamente com seus filhos e filhas de axé desenvolvem a continuidade do candomblé e do afoxé, difundido o legado  por Pai João de Abuque,  e o legado de Mestre Bimba; desenvolvendo ações, projetos comunitários de valorização da cultura afro-brasileira. 





    Preservação e valorização da tradição e religiosidade de matriz africana, defesa dos direitos, justiça socioambiental e luta antirracista

    • Projeto- Terreiro – Lugar de vida, Resistência, Cultura e Partilha que aborda a formação cultural em arte e educação, ligado a valorização da cultura afro-brasileira tendo como público alvo crianças, adolescentes e jovens, sendo apoiado pelo edital Aldir Blanc ano 2021.              

    •       

    • Projeto- Exposição temporária Herança e Ancestralidade Seguindo os passo de Pai João de Abuque, desde 2019 realiza oficinas para promover a valorização da memória ancestral e legado deixado por Pai João de Abuke, promovendo os valores da cultura e religiosidade de matriz africana.                                                                                              
    • Articula e coordena o Fórum de Religiões de Matriz Africana do Estado de Goiás, desde 2016 realiza atividades, ações de desenvolvimento comunitário, fortalecimento e articulação das comunidades tradicionais de terreiro. Realiza o projeto Terreiro: lugar de resistência, defesa dos direitos e de enfrentamento ao racismo religioso, que tem o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, execução de Agosto 2023/2024.

    O Yle Ase Oju Ode, promove calendário mensal de festas públicas de culto aos orixás, promovendo a valorização do legado, memória coletiva das tradições de religiosidade de matriz africana.
    Desde 2023 o Yle Ase Oju Ode possui reconhecimento e certificação de ponto de memória pelo Ibram. 

    Parcerias Institucionais 

    Associação Mestre Bimba possui Parceria fiscal com a Associação grupo Colettiva Preta no qual realiza o projeto Colettiva Preta em Movimento: Costurando moda com Direitos. O projeto recebe apoio financeiro do Fundo Brasil de Direitos Humanos\Fundo Labora, execução 2023/2024.  
    O grupo é composto por mulheres negras, trabalhadoras da cultura, autônomas, artistas, escritoras, costureiras, artesãs, produtoras culturais, empreendedoras sociais, que aglutinam vários projetos de defesa de direitos, luta antirracista, e o fortalecimento de iniciativas e empreendimentos de impacto socioambiental e cultural gestados por mulheres negras, sendo os objetivos estratégicos, voltados para promover ações de promoção da equidade de gênero, raça, amplificação da economia criativa, solidária, valorização das culturas negras e o desenvolvimento de processos emancipatórios no âmbito econômico, político, social e cultural da população negra, atuando principalmente com as comunidades de tradicionais de terreiro, quilombolas, indígenas, Lbtqia+, imigrantes e periféricas.



    Saiu na imprensa - Projetos e ações Realizados 


    Saiu no Jornal Diário da Manhã - Setembro 2017.



    Programa Enrendo Cultural TV UFG- Cultura Afro-brasileira - Setembro-2015




     Jornal Bom Dia Goiás - 21 de março de 2011




    Jornal Tv Anhaguera 1ªEdição - 07 de março de 2011





             

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário