segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Grupo Calunga de Capoeira Angola realiza a segunda edição do projeto IÊ, VIVA ZUMBI!


O Grupo Calunga de Capoeira Angola, ciente do seu papel como instrumento de luta pela resistência das manifestações negras, promove a partir do dia 7 de novembro, a segunda edição do projeto Iê, Viva Zumbi!. Atividades como Rodas de Capoeira Angola, Rodas de Prosa, Oficinas de Capoeira Angola e Samba de Roda, mostra de vídeo prosseguem até o dia 3 de dezembro com objetivo dar continuidade ao compromisso de reafirmar e promover a história deste herói negro e de Mestre Pastinha, no ano em que se relembra seus 30 anos de ausência.

Conforme explica Mestre Guaraná, coordenador do Grupo Calunga e do evento, o mês de novembro é o momento de chamar atenção da sociedade para a relevância da cultura negra na formação da identidade do povo brasileiro. "20 de novembro foi escolhido para ser o Dia Nacional da Consciência Negra por ser o aniversário da morte de Zumbí dos Palmares. Esta data representa a luta dos africanos escravizados e seus descendentes nascidos no Brasil. Devemos comemorar a resistência dessas pessoas negras que lutaram e lutam para mudar uma história de segregação e violência”, destaca.

HOMENAGEM A ZUMBI DOS PALMARES, MESTRE PASTINHA E ABDIAS NASCIMENTO
A segunda edição o Iê, Viva Zumbí!  relembra líderes negros como Zumbí, Pastinha, Abdias Nascimento  “que devem ser lembrados, conhecidos e reconhecidos por sua coragem e seu valor”, reforça Mestre Guaraná.  A programação tem início na segunda-feira (7/11), às 19h30, com a oficina “Corpopular - um jeito brasileiro de se dançar”, com a Prof. Dra. Renata Lima, que apresenta uma vivência corporal por meio da dança e musicalidade do universo popular brasileiro, principalmente no tocante às influências africanas. “É um trabalho que envolve o corpo em seu aspecto sensível, expressivo e social”, revela a professora.

Na quinta-feira (10/11), a agenda traz uma “Vivência de Capoeira Angola”, na Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig”. No domingo (13/11), no período matutino, acontece uma roda de “Capoeira Angola em Homenagem à Memória de Mestre Pastinha”, no município de Professor Jamil, uma parceria com o Grupo de Mulheres Negras Dandara do Cerrado.  Esta roda é realizada todos os anos em memória à data de falecimento (13/11/1981) do maior representante da Capoeira Angola, Mestre Pastinha. Em 2011 completam 30 anos de seu falecimento.

Na quarta-feira (16/11) será apresentado o vídeo ”Versos e cacetes: O jogo de pau na cultura afro-fluminense”, de Matthias Rohrig Assunção e Hebe Mattos, no Centro de Referência da Igualdade Racial, a mostra será aberta como uma apresentação e capoeira do Grupo Calunga, e logo após, acontece uma roda de prosa com professor e doutorando em História Allyson Fernandes Garcia sobre a temática proposta.

O Iê, Viva Zumbi será retomado na sexta-feira (18/11), às 19h30, com uma “Roda de Capoeira Angola Abdias Nascimento”, em homenagem a um dos maiores defensores da cultura e da igualdade para as populações. A atividade conta a presença de mestres goianos convidados e alunos do Grupo Calunga e demais convidados.

No sábado (19/11), o Mestre Chuluca (Grupo Meninos de Angola – Cidade de Goiás) ministra uma “Oficina de Capoeira Angola”, entre 10h e 12h da manhã. No período da tarde, entre 14h e 16h, é a vez da “Oficina de Samba de Rosa”, com o Mestre Goyano (Grupo Barravento – Goiânia). Os interessados devem levar seu próprio atabaque, em caso de possuir. A partir das 16 horas, a “Roda Iê, Viva Zumbi!” reúne os participantes das oficinas para  “vadiar”a capoeira angola. O dia será encerrado com a celebração e festa do evento, às 18h30, em um momento de confraternização entre todos os participantes. Todas as atividades de sexta e sábado acontecem na Liga de Moradores do Setor Universitário.

No dia 3/12 (sábado), a Praça Cívica será palco da última atividade do Iê, Viva Zumbi!. O Grupo Calunga promove uma roda de capoeira Angola, dentro da programação do evento Tambores de Zumbi no Coração do Brasil, uma atividade do poder público em lembrança ao mês da Consciência Negra e ao ano do afrodescendente no Brasil.

SERVIÇO:

IÊ, VIVA ZUMBI!
Período: 7 de novembro a 3 de dezembro de 2011
Local: vários conforme programação.
Realização: Grupo Calunga de Capoeira Angola
Blog: http://grupocalunga.blogspot.com/ E-mail: calungagrande@gmail.com
Informações: 9137-8025 (Murilo Barros)

Assessoria de Imprensa: OlhO Comunicação – Janaina Gomes (62) 8419-2739 

Nenhum comentário:

Postar um comentário