quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Oficina ensina cantos e danças do Candomblé



Uma das novidades da quarta edição do Encontro Afro-Goiano, evento que será realizado de 21 a 23 de setembro, na Cidade de Goiás, é a oficina de Xirê, Ritmos, Cantos e Danças das Nações do Candomblé.

A oficina mostrará a importância da música no Candomblé, religião de matriz africana, criada no Brasil e que agrega influências dos vários povos africanos trazidos para cá como escravos.

A música tem um papel fundamental no Candomblé, ela está presente em todos os momentos, seja em uma festa pública, ou nos seus rituais de fundamento, os chamados orôs. A música representa a comunicação com o sagrado. Logo, o som é entendido como uma força, um movimento. Segundo Mestre Goiano, professor de capoeira e Ogã Alabê (pessoa que canta e toca atabaque no candomblé) tenta-se com o som do atabaque recriar a batida do coração de Olorum, o Deus supremo.

Nos dias de festa no Candomblé, ao som dos atabaques os filhos-de-santo, liderados pelo babalorixá ou pai-de-santo, entoam cantigas para cada orixá, é o chamado xirê. As músicas contam as histórias, o mito de cada divindade que o revive através dos movimentos da dança, e essa representação do mito transmite o axé, a força vital.

Assim, o participante da oficina de Xirê, Ritmos, Cantos e Danças das Nações do Candomblé terá a oportunidade de aprender as danças e ritmos da religião dos orixás, e principalmente vivenciar a significativa contribuição do negro na cultura brasileira. Pois o ritmo percussivo do atabaque ou a batida forte do tambor é o mesmo ritmo que embala os movimentos da capoeira, agita os carnavais, e está presente na Congada. Mas é também a base do samba, do choro e de outros tantos estilos musicais, que se completam através da dança com suas expressões corporais específicas, o tão peculiar gingado negro, no qual o movimento é vida, é comunicação.


IV Encontro Afro-Goiano
21 a 23 de setembro – Cidade de Goiás
Oficina: Xirê, Ritmos, Cantos e Danças das Nações do Candomblé.
Sexta-feira (21/09)
Horário: 14 às 18 hs
Local: Palácio Conde dos Arcos (Pátio)
Informações e inscrições: www.sebraego.com.br

Fotos: Sílvio Simões e Igor Valverde

Um comentário: