Fotos: Acervo Irmandade Congada 13 de maio
Ceiça Ferreira
Os ritmos da caixa de congo, os cantos, as danças, as rezas e os louvores a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia anunciaram na madrugada da última sexta-feira (30 de abril) no Centro Comunitário do Residencial Itamaracá, o início da festa da Congada Irmandade 13 de maio, que celebra seus 39 anos de existência com o lema: “Zoar dos tambores: direito à história e à memória”.
Novenas, missa afro, procissões e encontro de congadas de várias cidades do Estado na Igreja Matriz de Campinas fazem parte da programação, que se estende até o domingo (09 de maio). Este ano a festa contará ainda com uma homenagem aos negros griôs congadeiros, é o reconhecimento ao papel fundamental dos anciãos, que por sua sabedoria e experiência de vida transmitem aos mais jovens os valores, costumes e princípios que mantêm viva a força e a tradição da congada.
Além da devoção aos santos católicos, as congadas são também um momento de celebração da cultura e religiosidade de matriz africana, que se revela em cantos como o que diz: “Eu sou um africano/ Eu vim para o Brasil contra a vontade/ Trabalhar na escravidão/ De dia e de noite/ Sem poder ter liberdade”, e também se renova em cores, ritmos, movimentos corporais e na representação simbólica, pois a presença de reis, rainhas, princesas, capitães e caixeiros reconstituem estruturas sociais pelas quais as congadas relembram e revivem a história e a memória coletiva de origem africana, que mesmo diante da escravização e da marginalização social e econômica da população negra, permanecem como fortes expressões religiosas e artísticas, pelas quais homens e mulheres negras são capazes de mostrar em música e dança sua fé e sua cultura.
A história da Congada Irmandade 13 de maio começa quando seu Onofre Costa dos Santos tinha 10 anos e saiu da casa de sua mãe, na cidade de Nova Aurora (GO) em busca de melhores condições de vida. Passados alguns anos sem contato com a família, sua mãe faz uma promessa para Nossa Senhora do Rosário pedindo a volta do filho.
Seu Onofre sentiu saudades e voltou para Nova Aurora, e ao encontrar a mãe, muito feliz com seu retorno, ela avisa que ele teria que dançar Congado, como pagamento da promessa feita à Nossa Senhora. Assim, em devoção à santa, seu Onofre começou tocando cavaquinho, passou a tocador de caixa de congo e anos depois tornou-se Capitão de um terno, nome dado a grupo de congada.
Juntamente com sua esposa Dona Maria de Lourdes Sousa Santos e os filhos ainda pequenos, fundou em 08 de maio de 1971, a Congada Irmandade 13 de maio. No mesmo dia, nasceu mais uma filha do casal, Valéria Eurípedes Sousa dos Santos, atualmente a presidente da congada, essa grande família que une filhos, netos e vários parentes e amigos pela continuidade dessa tradição religiosa e importante manifestação cultural afro-brasileira.
Para realização da festa, a Congada Irmandade 13 de maio tem o apoio cultural do Sindicado dos Urbanitários de Goiás (Stiueg) e da Fundação Cultural Palmares; o patrocínio do Sebrae Goiás e da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura; e a parceria da Associação dos Moradores do Residencial Itamaracá.
Programação
30/04 (sexta-feira)
19h30 – Início das novenas (até dia 08/05)
20h – Semana Cultural Afro (apresentações artísticas e feira)
08/05 (sábado)
18h - Procissão com bandeira, mastro e andor da Congada
19h30 – Missa Afro (e última novena em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia)
20h30 – Homenagem aos Negros Griôs Congadeiros/as e Congadas convidadas
09/05 (domingo)
7h – Encontro de Congadas
10h – Procissão à Igreja Matriz de Campinas – participação na missa
11h – Procissão à casa da família do Rei Osório (1º rei da Congada - in memorian)
Visitas a casas de devotos
17h – Entrega da coroa para o festeiro de 2011
Festa da Congada Irmandade 13 de maio – 30/04 a 09/05
Local: Rua SP 19 S/Nº Praça dos Esportes (Centro Comunitário) - Residencial Itamaracá
eu adorei a festa da congada
ResponderExcluirmariana
vcs deveriam posta as fotos de pessoas que ja dançaram e tambem fizeram parte da historia das pessoas mais antigas qua ja passaram por aii
ResponderExcluir