Um dos destaques da Terceira Chamada dos Tambores foi a exposição “De perto e de dentro: o povo do axé tem licença do senhor dos caminhos”, que composta por fotografias, vídeo, texto e signos retratou elementos da estética e religiosidade, observados durante a 2ª Caminhada em Homenagem aos Mestres da Tradição Afro-brasileira, realizada em Goiânia, no dia 18 de setembro de 2010.
Esse trabalho é resultado de uma parceria entre professoras Ana Rita Vidica, Ceiça Ferreira e Luciene Dias, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG; dos monitores de fotografia, participantes do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem e alunos da disciplina “Laboratório orientado – WebTV Magnífica Mundi”, que trazem as cores, os sons, as simbologias, os encantos e as bênçãos da tradição afro-brasileira.
Tudo isso mostrado em quatro ambientes: chita (texto e vídeo), morin (fotografias dos preparativos e o momento da caminhada), juta (fotografias de espectadores e personagens) e palha (fotografias de signos da cultura negra). A construção e o diálogo entre estes ambientes proporcionam uma imersão no universo da tradição afro-brasileira, provocando uma sensação de quem vê “De perto e de dentro”.
Essa exposição também participou da V Feira de Comunicação e Informação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB), realizada de 8 a 11 de novembro de 2010.
Os participantes do evento também puderam assistir ao vídeo "Uma Cultura Viva - resgate e comemoração da cultura afro-brasileira em Goiânia", exibido no Ilè Iba Ibo Mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário