quarta-feira, 22 de agosto de 2018



XI Caminhada em Homenagem aos Mestres e Mestras da Tradição Afro-brasileira

       A Caminhada em Homenagem aos Mestres e Mestras da Tradição Afro-brasileira iniciou-se em 2009, com propósito de reverenciar, a identidade coletiva negra goiana. O evento que ocorre sempre no mês de setembro, homenageia grandes nomes da cultura afro-brasileira e afro-goiana, que habitam nossa memória coletiva e fazem parte da história da cidade de Goiânia e do estado de Goiás. 
      A caminhada homenageia permanentemente três grandes mestres: Pai João de Abuque, como o primeiro ancestral do candomblé goiano; Mestre Bimba, como ícone do reconhecimento da capoeira regional e Mestre Pastinha; considerado o guardião da capoeira angola, formam o trio de mestres griôs que são homenageados desde a primeira edição. E anualmente outras lideranças, mestres\as são homenageados pelos seus reconhecidos trabalhos em prol da cultura afro-brasileira e afro-goiana.
       Antes da caminhada, axé fica por conta dos Mestres Goiano e Guaraná, em uma roda de capoeira durante a concentração no Jardim Botânico. Em seguida, inicia-se o cortejo que, há dez anos, leva às ruas do Setor Pedro Ludovico o som e a energia dos tambores do Afoxé Asè Omo Odé, que anima a caminhada com músicas do candomblé e da cultura afro-brasileira. As tradicionais baianas estarão presentes à frente do cortejo. Ao fim das homenagens, várias atrações artísticas tomarão conta do palco montado às margens do Jardim Botânico.
      O evento é organizado pela Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mestre Bimba, presidida por Mestre Luizinho, filho de Mestre Bimba, o criador da Capoeira Regional. Além de promover diversas ações de valorização dos ensinamentos deixados pelo pai, Mestre Luizinho é um grande incentivador da cultura afro-brasileira em Goiânia. Ele um dos responsáveis pela criação do Afoxé Asè Omo Odé, grupo que em todas as edições da Caminhada, leva a beleza das canções do Candomblé para as ruas da capital.


Data da realização: 15 de Setembro de 2018
Concentração: 14h Jardim Botânico no Setor Pedro Ludovico - Goiânia-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário