quarta-feira, 16 de março de 2011

Roda de Capoeira com mulheres é destaque da programação da Semira



 Jogo de Angola, Goiânia, 2008. Raul Yepo.


Com o objetivo de mostrar a presença feminina na capoeira angola, importante expressão cultural afro-brasileira, é que uma roda de capoeira com mulheres é destaque da programação da Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial – Semira para o dia 20 de março, às 11 horas, no Jardim Botânico em comemoração ao mês da mulher.

Diante do papel fundamental da Capoeira Angola na história da resistência negra, como um espaço privilegiado de vivência da memória africana no Brasil, essa apresentação do Grupo Calunga ressalta que a presença das mulheres na capoeira é histórica, marcante, polêmica e, ainda que invisível a muitos olhos, prova que foram as mulheres negras que iniciaram, com sua força e autonomia, a ocupação de muitos espaços tradicionalmente ocupados somente por homens. Assim, também na capoeira as mulheres enfrentaram preconceitos para conquistar o direito de ajoelhar-se aos pés de um berimbau e cantarem uma ladainha.

E em respeito a todas essas guerreiras que lutaram e lutam para construir uma capoeira cada vez mais igualitária, é que o Grupo Calunga reúne mulheres-angoleiras para tocarem, cantarem e jogarem na roda do mundo da capoeira.

Essa atividade encerra na manhã do dia 20 de março a programação da Semira para o mês da Mulher. Na ocasião, também serão realizadas: uma trilha ecológica pelo Jardim Botânico, com a presença da titular da Semira, Gláucia Maria Teodoro Reis, lembrando o tema “mulher no combate à feminização da Aids” ; distribuição de mudas de plantas medicinais; palestra e oficina sobre fitoterapia e atividades de entretenimento para crianças.

Mulher Sempre Mais
Iniciada no dia 8 de março, com o bloco de carnaval “MULHER SEMPRE MAIS PREVENIDA”, a programação especial da Semira conta com diversas atividades de valorização e conscientização das mulheres, nas quais a população em geral é convidada a participar, e contribuir com um quilo de alimento que será doado à instituições de apoio às mulheres e à criança especial.

Grupo Calunga de Capoeira Angola
O Grupo Calunga de Capoeira Angola é uma entidade civil, sem fins lucrativos fundada em Goiânia, em fevereiro de 1998. Tem entre seus principais compromissos o ensino da tradicional Capoeira Angola.

Ao longo de seus treze anos, desenvolve ações sócio-culturais e educativas em escolas públicas, creches, organizações comunitárias, entidades negras e do movimento social promovendo oficinas, rodas, mostras temáticas e palestras.

Atualmente o Grupo atua em dois projetos, o primeiro com adultos, as segundas e quartas, com rodas as sextas, na Liga dos Moradores do Setor Universitário, e o Projeto Mabaça, um projeto social que atende crianças, jovens e adultos gratuitamente no Bairro Criméia Leste em parceria com a ONG Criméia Resistência Comunitária, realizado às terças e quintas. Ambos os projetos exploram o potencial sócio-educativo da Capoeira Angola que une prática corporal, aprendizado de instrumentos musicais, canto e conhecimento da história afro-brasileira, transmitidas pelos cantos de capoeira (ladainhas, chulas e corridos) em conexão com outros dados históricos.

Serviço
Programação “A força das mulheres na cultura afro-brasileira”
20 de Março a partir das 10h30 horas
Jardim Botânico (Avenida Botafogo, s/n, Setor Pedro Ludovico, próximo à Avenida 3ª Radial)

Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial – Semira
Mais informações: (62) 3201-5390

Nenhum comentário:

Postar um comentário