Esse projeto foi apoiado pela Aldir Blanc 2021, edital Formação cultural de crianças, adolescentes e jovens, realizado de forma híbrida por meio de oficinas artísticas-culturais, objetivando promover a valorização, reconhecimento da memória, do patrimônio material , imaterial e das tradições afro-brasileiras. Realizado no Ile Ase Oju Ode em Aparecida de Goiânia com crianças e adolescentes de Comunidades de Terreiro de Religiões de Matriz Africana, seguindo os protocolos de enfrentamento ao Covid-19 conforme o decreto do Município. Após a realização das oficinas presenciais, foi realizada uma Mostra Cultural on-line a fim de expor a produção artística-cultural das crianças e adolescentes e registros das Oficinas, fortalecendo a identidade, a auto-estima das crianças e adolescentes dessas comunidades, possibilitando o reconhecimento e valorização do Terreiro enquanto um espaço de resistência, de combate ao racismo e de promoção do patrimônio material e imaterial das tradições afro-brasileiras.
Programação das Oficinas
Oficina: África aqui, África acolá (Jogos e brincadeiras de matriz afrobrasileira)
Público: Crianças de 4 a 12 anos
Objetivos: Reconhecer em brincadeiras da cultura popular brasileira, semelhanças e atravessamentos das influências da África em diáspora. Partindo de brincadeiras tradicionais brasileiras, as crianças conhecerão e vivenciarão brincadeiras semelhantes, da cultura de países africanos, bem como conhecerão outras com características diferentes.
Oficineira: Ananda Azevêdo
Carga horária: 2 horas
2. Oficina de Abayomi
Público: crianças e adolescentes de 05 à 18 anos
Objetivos: Apresentar a história da diáspora africana a partir dos processos de resistência em relação à violência colonial, sendo as bonecas abayomi símbolo dessa reelaboração de vida em circunstâncias precárias, contribuindo assim para o fortalecimento da identidade negra de jovens e crianças de terreiro.
Oficineiros: Ananda Azevêdo e Tiago Moita
Carga horária: 2 horas
3.Oficina de Contação de História e produção criativa - Aprendendo com os Itans dos Orixás
Público: crianças e adolescentes de 04 à 18 anos
Objetivos: Valorizar a identidade de crianças e adolescentes de terreiro, assim como combater o racismo religioso e proporcionar o compartilhamento de vivências culturais em espaços sagrados das religiões de matriz africana por meio de contação de histórias (Itans) sobre a mitologia dos Orixás. Trabalhar a imaginação e a criatividade por meio de pintura, escrita e expressão corporal a partir das histórias contadas.
Oficineiras: Danielle Machado e Isabel Clímaco
Carga horária: 3 horas
4. Oficina de Culinária: Os alimentos dos Orixás
Público: Crianças e adolescentes de 08 a 18 anos.
Objetivos: Ministrar a oficina trabalhando conteúdo teórico e prática da produção da culinária típica da cultura africana. O conteúdo trará reflexões sobre as influências da cultura africana no Brasil a partir da gastronomia tradicional de terreiro destacando ingredientes e modo de preparo.
Oficineira: Celma Santana
Carga horária: 2 horas
5.Oficina de Ritmos Afro-brasileiros
Público: Crianças e adolescentes de 06 a 18 anos
Objetivos: Proporcionar o fortalecimento da identidade etnico/racial das crianças e adolescentes de comunidade de terreiro por meio da musicalidade afro-brasileira com instrumentos de percussão como atabaques, xequeres, agogôs, por meio de toques e cantigas ligadas a religiosidade de matriz africana.
Oficineiros: Luis Lopes e Brenda Raissa
Carga horária: 2 horas
6. Oficina de Samba de Roda
Público: Crianças e Adolescentes de 06 à 18 anos
Objetivos: Proporcionar o fortalecimento da identidade etnico-racial de crianças e adolescentes por meio do Samba de Roda, explicar a origem ancestral dessa manifestação afro-brasileira, proporcionar o pertencimento, reconhecimento das origens, reafirmar as raízes dessas crianças e adolescentes por meio da dança, da percussão e do canto do samba de roda. Assim como, enfatizar o protagonismo feminino na cultura de matriz africana.
Oficineiras: Joyce Jaqueline e Emily Laíssa
Carga horária: 2 horas
7. Oficina customização com carimbos
Público alvo: crianças e adolescentes de 04 à 18 anos
Objetivos: Valorizar, reciclar e recriar roupas que já temos no armário, através de carimbo manual.Pontuando sobre os impactos que cada peça tem no nosso planeta terra, sendo assim levando os pequenos e grandes a pensarem nessa transformação e valorização de suas peças antigas. Recriando e estimulando o lúdico através de objetos diversos, como; folhas de árvores, flores, bordas de copos, pratos, garfos, frutas, verduras, chaves, legos, prendedor, escova de dente, dentre outros. Incentivar nossos pequenos e grandes a valorizar o que já têm apenas dando vida nova com itens muito acessíveis pra todes. Criar essa conexão pessoal com o estilo de cada um através do que já se tem, apenas ativando o exercício da observação e imaginação ao seu redor.
Oficineira: Mileide Lopes
Carga horária: 3 horas
8. Oficina de Ojás (turbantes) e moda afro-brasileira
Público: Crianças e adolescentes de 08 a 18 anos
Objetivos: Fortalecer a auto-estima e suscitar a formação artístico cultural e a educação para as relações étnicos raciais de crianças e adolescentes de comunidades de terreiro por meio dos Ojás e Moda afro-brasileira ligadas às manifestações tradicionais de terreiro e festas populares de matrizes africanas.
Oficineira: Erika Santos
Carga horária: 2 horas
Mostra Cultural Eremi
Público: Aberto à todo público
Objetivos: Sintetizar toda a produção e criação nas oficinas realizadas, a fim de documentar e apresentar amplamente à sociedade. Proporcionar o momento de apresentação das crianças e adolescentes do que foi aprendido ao longo das oficinas. Fomentar a discussão do Terreiro enquanto espaço de construção de saberes, de educação e cultura.
Carga horária: 2 horas
Plataforma: Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCG0nwPjO-vkXQs25iKFFsIw
Nenhum comentário:
Postar um comentário