quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Carnaval 2023 - Goiânia e Cidade de Goiás

Encontro de Blocos de rua da Cultura Popular- Goiânia 







Criado na década de 90 por Pai João de Abuque e outras lideranças das religiões afro-brasileiras da capital, o Afoxé Omo Odé levou para o carnaval de Goiânia nos anos de 1990 a 1993, toda a beleza da indumentária, o ritmo do ijexá e a musicalidade da religiosidade de matriz africana.

Desde o ano de 2009 é realizado na cidade de Goiânia o projeto: Caminhada em Homenagem aos Mestres e Mestras da tradição Afro-brasileira, proposto pela Associação Desportiva e Cultural Mestre Bimba por meio do Afoxé Omo Odé. Este projeto tem se constituído como lugar de encontro para as pessoas que compartilham e admiram o legado e as tradições da cultura afro-brasileira. 

Desde o ano de 2017 é realizado na cidade de Goiás, durante o Carnaval o cortejo do Afoxe Omo Ode, que tem como objetivo difundir e valorizar as tradições de religiosidade de matriz africana presentes no estado de Goiás.                                                        

Atualmente o Afoxé Omo Odé está vinculado ao Yle Asé Oju Odé, dirigido pela Yalorixá Maria Socorro Alves Rodrigues e pelo Ogan Luis Lopes Machado, que juntamente com seus filhos e filhas de axé desenvolvem ações de valorização da cultura afro-brasileira, difusão do Afoxé e de suas manifestações, da musicalidade, da dança, da estética e da religiosidade de matriz africana na cidade de Goiânia, mantendo e preservando a tradição e legado de Pai João de Abuque, pioneiro do candomblé em Goiás.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário